O uso da franja divide opiniões, mas segue como uma forte tendência. Quem nunca se rendeu ao corte? Eu já usei por ser uma maneira simples de mudar o visual sem precisar mexer no comprimento dos cabelos.

Independentemente do seu estilo, certamente há um tipo de franja que combina com os seus traços, formato de rosto e personalidade. Por isso, antes de partir para a tesoura, é importante analisar suas características e gostos pessoais. Thiago Justino Caldas, professor do Mirage Academia, comenta alguns modelos de franjas. Confira!

1) Reta Normalmente utilizada na altura dos olhos, pode ser desfiada ou reta mesmo. Valoriza rostos com formas arredondadas e evidencia a boca. Traz um ar de jovialidade e romantismo ao visual. A influenciadora digital e ex-BBB Bianca Andrade é adepta do corte.

2) Meia-lua (curtain bang) Menor ao centro e maior nas laterais, é considerada uma ótima opção para faces com formatos ovais ou quadrados. Também ajuda a disfarçar a região da testa. Garantindo um ar intelectual, é indicada para mulheres mais descoladas. Pode ainda ser adaptada e jogada para o lado. A atriz Marina Ruy Barbosa usa e abusa desse tipo de franjinha.

3) Longa e reta (modelo clássico) – Com comprimento até a altura do nariz, fica ótima em qualquer tipo de rosto, mas é ideal para quem deseja alongar os traços. Além disso, traz bastante movimento para fios longos. Garantindo um visual poderoso e sofisticado, essa franja ressalta a personalidade marcante da mulher, como no visual da atriz Giovanna Lancellotti.

4) Em cabelos cacheados ou crespos Os estilos mais procurados são as longas laterais ou retas. Com um leve desfiado, dá bastante movimento e leveza para o cachos. Ideal para mulheres de atitude, assim como a atriz Lucy Ramos.

5) Curtíssima A franja mais ousada e cheia de estilo de todas pode ser feita em cabelos lisos, cacheados e ondulados. Boa opção para quem possui um rosto alongado, como o de formato oval. Normalmente, possui seu corte acima da sobrancelha, ideal para pessoas ousadas. A atriz Maria Casadevall, na série Coisa Mais Linda (2019), da Netflix, ostentou esse visual poderoso.

Antes da tesourada

Thiago salienta que o comprimento da franja abaixo das sobrancelhas é a forte tendência do momento, mas também destaca que é importante levar em consideração o gosto pessoal na hora de mudar o visual:

Sinta-se à vontade para cortar da maneira que desejar, mas sempre peça a orientação do seu cabeleireiro para obter um resultado satisfatório. Não aconselho cortar a franja em casa, pois pode ficar torta e comprometer o corte do cabelo.

Manutenção

Antes de partir para a tesoura, lembre-se da manutenção que, de acordo com o modelo escolhido, pode variar de cinco a 15 dias.

Um ponto positivo, segundo Thiago, é que os valores cobrados para cortar somente a franja costumam ser mais baixos do que os de um corte completo. Para finalizar, uma dica de ouro do especialista:

Uma franja já muda totalmente o corte e o estilo do cabelo. Procure ver quais os cuidados que vão ser tomados após o corte da mesma, pois alguns modelos necessitam do uso de chapinhas, secadores e finalizadores para alinhar os fios.

Deixa eu te contar

Quando quero fazer alguma mudança nas madeixas, sempre levo referências — de fotos de revistas ou de redes sociais — e peço a opinião do profissional. É importante entender o efeito real da mudança. Preciso saber se vou me adaptar com facilidade ao corte, no dia a dia, sem precisar escovar e secar o tempo todo, pois prefiro deixar os fios secarem naturalmente.

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!