O período de quarentena requer mais tempo com a família, com o parceiro, com os filhos e assim por diante. Mas, apesar de amarmos muito todas essas pessoas, conflitos começam a surgir por questões de convivência e divergência de pensamentos. Será que é normal? Andréa Alves, colunista da seção Falando de Sexo, do Diário Gaúcho, garante: é natural, sim, já que, de repente, fomos obrigados a parar sem data para voltar.
— Por mais que as famílias estejam habituadas a conviver, cada um tem a sua rotina, sua individualidade e a sua própria vida, independente da relação familiar — explica a psicóloga especialista em casais e família, enfatizando que é necessário “cuidar de si e não do outro”.
Estabeleça fronteiras
Já que os dias da maioria das pessoas viraram de cabeça para baixo, do dia para noite, sem aviso, sem planejamento, a colunista da seção Falando de Sexo orienta sobre um processo que pode fazer toda a diferença.
— Reorganizar a vida, estabelecer fronteiras internas diante do outro, da nova realidade, vai ajudar para que seja mais leve enfrentar tudo isso. O casal individualmente, o casal em relação aos filhos, os filhos em relação aos pais: são fronteiras que precisam ser estabelecidas. E quando existem filhos pequenos, por exemplo, é importante que as funções com a criança sejam divididas para que ambos consigam realizar diferentes tarefas — ensina Andréa.
Tenha respiros durante o seu dia
1) Pratique atividade física. A manutenção da atividade física faz com que alguns hormônios fundamentais para o nosso bom humor entrem em contato com a corrente sanguínea, trazendo uma sensação mais agradável, afastando sintomas de depressão.
2) Respire. A respiração diafragmática, também conhecida como respiração completa do ioga, leva oxigenação para o cérebro e contribui para que seja mais fácil manter o equilíbrio.
3) Use as redes sociais a seu favor. Marque momentos com pessoas queridas para quebrar a rotina, como um horário para tomar café, almoçar ou jantar. A refeição, eventualmente, pode ficar mais divertida por vídeo chamada!
4) Criar e manter disciplina contribui para que as relações se mantenham harmoniosas. No momento, fica fácil se perder nos horários, dormir tarde e acordar fora de hora. O sono adequado é imprescindível para a imunidade e, além de tudo, faz com que todos os membros da família criem hábitos semelhantes em algum momento do dia.
*Adriana Ferreira, docente da Faculdade Senac e psicóloga, doutora em Ciências Médicas
Respeite o espaço do outro
Precisamos ter cuidado para não interferir na vida de outra pessoa de maneira invasiva. Bom senso é a frase do momento! E, para as mamães que querem ficar grudadas nos filhos o tempo todo, é importante ressaltar que espaços de individualidade são fundamentais.
— Deixar cada um se envolver com uma atividade, não somente tarefas domésticas, que também são importantes, mas ler um livro, jogar, ficar no computador, dormir um pouquinho a mais, vão fazer bem para a harmonia do relacionamento — sugere Andréa, ainda trazendo uma valiosa dica para os casais que passaram a conviver integralmente juntos:
— É preciso entender que cada um tenha o seu espaço. Mesmo que não estejam em teletrabalho, respeitar o espaço de cada um faz a diferença para evitar desentendimentos desnecessários.
DEIXA EU TE CONTAR
Em situações extremas, a violência familiar e os casos de abuso sexual aumentam muito, segundo pesquisas. Para buscar atendimento e orientação, ligue para o 180, Central de Atendimento à Mulher.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.