A enchente de maio impactou a vida de muita gente. Além das casas, muitos negócios foram afetados. São inúmeras empreendedoras que buscaram ajuda para se recompor e entender como seguir no novo cenário. Em meio ao caos, também surgem novas oportunidades e, hoje, eu apresento para vocês duas gurias que usaram a criatividade para driblar a crise que veio com a enchente. Com vocês, Mariana Steffen, 43 anos, moradora do Jardim Lindoia e Fernanda Cunha, 39 anos, moradora do Bom Fim, ambas de Porto Alegre, e sócias na loja virtual Panos Das Gurias.

Leia outras colunas da Cris Silva

Foi assim

“Antes de tudo isso, já estávamos no mundo dos negócios, afinal, sempre fomos mergulhadas e apaixonadas pelo universo do empreendedorismo. Tudo começou com um verdadeiro turbilhão: a enchente aqui no Estado deu um golpe nas vendas. Precisávamos diversificar e trazer algo novo.”

Arquivo pessoal / Reprodução

Fernanda (E) e Mariana tiveram ideia em uma roda de chimarrão.

O negócio

“A Panos das Gurias nasceu do encontro entre duas amigas gaúchas apaixonadas por arte e cultura. A ideia surgiu durante uma roda de chimarrão, onde conversávamos sobre nossa vontade de criar algo que pudesse transmitir carinho e aconchego para as pessoas. Foi assim que decidimos transformar simples panos de prato em peças cheias de significado e afeto.”

O começo

“Desde o início, nosso objetivo sempre foi levar um pedacinho do Rio Grande do Sul para a casa das pessoas, através de frases e expressões gaúchas que evocam memórias afetivas e um senso de pertencimento. Com o tempo, expandimos nossas linhas para incluir mensagens irônicas e bem-humoradas, além de temas amorosos e delicados, sempre com o intuito de criar laços e conexões entre as pessoas.”

Arquivo pessoal / Reprodução

Peças carregam frases e termos da cultura do RS.

Motivação

“Nossa parceria é o nosso motor! Antes de sermos sócias, somos amigas que compartilham desafios e conquistas diariamente. Juntas, combinamos nossos talentos únicos e mostramos que, unidas, podemos ir muito mais longe. Uma inspira a outra, e é essa energia que nos mantém em movimento.”

Daqui pra frente

“Nosso negócio ainda é um bebê, mas temos grandes sonhos! Queremos traçar um caminho lindo e levar nosso trabalho, feito com tanto afeto, a muitos lares gaúchos e além. Nossa missão é criar conexões, reduzir distâncias e gerar sorrisos e momentos únicos em meio à correria do dia a dia.” Quem quiser conhecer o trabalho das gurias pode conferir no Instagram no @panosdasgurias.

Leia também: Os sertanejos do ‘Estrela da Casa’; saiba mais sobre os participantes do gênero