Conversei com a maquiadora Camila Souza, profissional que, há sete anos, trabalha com celebridades e influenciadores digitais, para saber quais são as técnicas mais usadas para facilitar e diversificar a maquiagem. 

Dica 1

Usar blush como sombra é uma técnica que costuma dar certo no dia a dia. O truque acaba facilitando a rotina, pois um único produto pode ser usado em duas áreas do rosto.

Dica 2

Se você não tem o hábito de se maquiar e quer usar tons mais escuros nos olhos, como marrom e preto, sempre deve começar a maquiá-los primeiro. Quando finalizar, utilize um lenço umedecido para limpar o excesso de sombra que vai cair na pele: isso inibirá o efeito de olheiras. Depois, é só seguir a produção com corretivos e bases.

Dica 3

Muitas mulheres sentem dificuldade em passar a máscara de cílios na parte inferior dos olhos. Para não borrar a maquiagem, a grande dica é usar uma haste flexível com algodão nas pontas (cotonete) para passar e espalhar rímel nos cílios. Essa técnica fará você ter mais precisão na hora de aplicar o produto e ajuda a separar mais os fios uns dos outros, para evitar o temido efeito “perninha de aranha”. Pode utilizar a técnica na parte superior dos olhos também.

Dica 4

Utilizar pincéis de sombra, levemente úmidos com bruma de maquiagem, potencializa as sombras com efeito cintilante ou com brilhos. Além disso, gera economia, pois a durabilidade do produto é maior.

Dica 5

Para encontrar a cor de base mais indicada para você, procure testar o tom nas regiões do maxilar ou abaixo do queixo. Algumas pessoas têm o costume de testar na mão ou no antebraço, mas isso está errado: nessas áreas, na maioria das vezes, o tom de pele é bem diferente da cor do rosto.