Hoje a coluna mostra o trabalho de duas gurias, moradoras de Santa Maria, na região central do Estado, apaixonadas pela causa animal. A luta delas envolve desde o resgate até o cuidado com esses bichinhos que sofrem maus tratos. E elas se viram para conseguir dar conta de todos os gastos. A ideia de um brechó surgiu para dar gás e ajudar a arrecadar mais dinheiro para as despesas que não são poucas. Com vocês, Camila Willemberg e Natália Ilink.

NÓS

“Sou Camila Willemberg e tenho a parceria de Natália Ilink, ambas de 42 anos. Moramos no bairro Parque Pinheiro Machado, em Santa Maria. Juntas criamos um projeto em prol da causa animal, resgatamos cachorros e gatos abandonados e que sofrem maus tratos. Infelizmente, é uma causa totalmente desamparada pelo poder público da nossa cidade, então, para conseguirmos pagar os gastos desses animais que são tratados e cuidados, dependemos de doação que, na maioria das vezes vêm das mesmas pessoas.”

A IDEIA

“Durante a pandemia, o descarte de animais aumentou, se tornou mais visível para mim. Foi quando eu resolvi me movimentar, fazer algo para mudar e me joguei de cabeça. A causa animal é uma missão, um propósito de vida, de mudar e melhorar. O Brechocão surgiu em 2021, a partir da necessidade de arrecadar mais dinheiro para mantermos esses animais que estão sob os nossos cuidados.”

O PROJETO

“O Brechocão é um brechó solidário onde recebemos doações _ acessórios, roupas, sapatos, bazar, livros etc. _, as quais vendemos e revertemos o valor para pagar os custos das clínicas veterinárias, medicações, rações e principalmente, da nossa sede que é um local alugado por nós para os animais que esperam uma adoção. Além do brechó, fazemos rifas e sorteios, pois só o brechó não mantém tudo, as contas chegam a passar de R$ 3 mil semanalmente.”

CUIDADO E ESPERANÇA

“Eu não perco as esperanças de dias melhores para os animais. Já tive diversos casos que os tutores e protetores consideraram perdido, mas eu insisti, segui fazendo tratamento e hoje estão bem. Cachorros com leishmaniose têm sido um dos casos mais comuns na nossa cidade. Temos cinco cães com a doença, que seguem fazendo um tratamento que é caríssimo, e essa tem sido a minha luta diária: conseguir medicamento para manter o tratamento de todos.”

DAQUI PRA FRENTE

“Sonho em ter um lugar maior, com mais recursos para ajudar todos. O projeto tem salvo muitas vidas e dado chances para muitos animais de ter uma vida digna, e se pudermos manter, continuaremos resgatando e ajudando cada vez mais. É um trabalho sério e limpo. Os animais não têm voz, mas eu grito por eles todos os dias. Cada vez que conseguimos salvar um animal e achar um bom adotante, meu coração transborda de felicidade. É gratificante. Se cada um fizer um pouquinho, vira um montão. Ajude, resgate, doe, faça a sua parte.”

Que trabalho lindo, mesmo, gurias!

Quem quiser conhecer mais sobre esse projeto, apoiar com patrocínio, ser padrinho e madrinha dos animais, pode entrar em contato com a Camila e a Nathy pelos números (55) 99124-2419 e (55) 99164-6476 ou pelo Instagram @brechocao.2022@camila_willemberg e @nathyshanti

RECADO DA CRIS 

“A vida só dá asas para quem não tem medo de cair.”