Desenvolvido por dois empresários de Porto Alegre, Carolina Habeyche e Fernando Domingues, o aplicativo Be Beleza Tech ensina pessoas a se maquiarem por meio da realidade aumentada (visualizações do mundo real através da câmera do celular), possibilitando a escolha da técnica que gostaria de ser utilizada, como preparação da pele, delineados, sombra esfumada, entre outras.
A ideia inovadora partiu de Carolina, que está há mais de 20 anos na área da beleza e criou a primeira escola de automaquiagem no Brasil, em 2007, ensinando mais de 2 mil mulheres. Em relação ao projeto atual, ela:
– Queria ganhar escala em conversas sobre beleza, sem perder a personalização. O aprendizado de beleza é uma via de mão dupla, de um lado, as características e gostos pessoais, e do outro a recomendação assertiva de técnicas e produtos.
Para eles, alta tecnologia aliada a conhecimento é o ideal para obter sucesso no negócio.
COMO FUNCIONA?
Escolhendo o look que você quer aprender, por exemplo, “delineado gatinho”, a usuária utiliza a câmera de selfie para olhar o próprio rosto. Na tela aparecem as marcações animadas como em um filtro de rede social, mas personalizado, que mostram onde e como aplicar cada produto, enquanto a expert (em vídeo) demonstra a aplicação em si.
O passo a passo é falado e também escrito. Há sugestões de produtos e ferramentas para concluir a tarefa com êxito. Ou seja, uma aula 360° para a aluna, mostrando exatamente a área a ser trabalhada no próprio rosto da pessoa. Há diversos tutoriais como: delineado invertido, pele perfeita, blush, escolhendo a base, sobrancelha, iluminador, contorno, rotina de barba (primeira parceria masculina), olho esfumado, além de maquiagens artísticas.
– O nosso propósito é empoderar o ecossistema como um todo: da informação à experiência – conta Fernando Domingues.
Além disso, o aplicativo tem como objetivo trabalhar em parceria com consultoras de beleza, que auxiliam na hora da compra do produto certo.
– Seremos uma vitrine de produtos online e um ambiente neutro em relação a marcas. As usuárias poderão comprar das consultoras parceiras dentro do nosso app e ter poder de escolha de marca. Será uma compra inteligente, adquirindo exatamente o que acabou de aprender para colocar em prática, evitando assim o desperdício de compra – finaliza o sócio.
Para quem se interessou, o aplicativo é gratuito e está disponível em todas as plataformas.
– Antes de lançarmos, tivemos um grupo de 250 mulheres, as chamadas #betesters que avaliaram todas as funcionalidades. Existe uma questão afetiva que fortalece a comunidade, que é a pessoa aprender a se maquiar e expandir seu repertório de beleza através do app: “aprendi com a Be”. Em junho, tínhamos 500 usuárias ativas, hoje passamos para 18 mil – relata Carolina.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.