Que alegria estar de volta aqui na coluna, conversando com vocês. Fiquei 15 dias de férias, curtindo e tentando promover mais hábitos saudáveis lá em casa. E, vamos combinar: fazer com que as crianças se alimentem direito não é tarefa fácil para muitas famílias. As perdições estão aí, e entre uma bolachinha recheada e uma banana, a chance da criança escolher o produto industrializado é grande.

Não à toa, uma pesquisa revelou que 51% das mães brasileiras afirmam ter dificuldades para alimentar os filhos. Principalmente aqueles que comem pouco, querem sempre a mesma coisa ou mesmo não se interessam pela comida.

O estudo foi realizado pela Abbott Nutrition, uma empresa que atua na área da saúde. Eles ouviram 984 mães de todas as regiões do Brasil, e o resultado mostrou que esse comportamento é mais comum entre os três e os sete anos de idade.

Além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir um montão de doenças, os alimentos também podem turbinar a saúde do cérebro e refletir em mais foco, memória e concentração das crianças. Então, confira a seguir uma listinha que pode ajudar bastante.

1. Arroz integral: contém vitaminas do complexo B, fundamentais para as funções do cérebro. Sua falta prejudica memória, concentração e aprendizado.

2. Castanhas: ajudam na liberação da serotonina, um neurotransmissor que atua positivamente sobre o humor.

3. Banana: a fruta pode ser consumida à noite para ajudar a relaxar, por ser rica em potássio e triptofano, que é precursor da serotonina que, por sua vez, acalma as atividades cerebrais.

 

4. Frutas vermelhas: possuem flavonoides, que exercem efeitos benéficos no aprendizado e na memória, devido à sua capacidade de proteger os neurônios e reverter déficits de memória.

5. Ovos: fonte de colina, que participa da formação de neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e aprendizado.

6. Sardinha: contém ômega-3, que auxilia na comunicação entre os neurônios, melhorando a concentração, a memória e o aprendizado em geral.

7. Carne vermelha: possui vitaminas do complexo B, dando energia, melhorando a memória e auxiliando na comunicação dos neurônios e no desenvolvimento deles.

8. Feijão: forma a hemoglobina, que oxigena o sangue e o cérebro – fortalecendo a parte metabólica e energética.

9. Cacau: além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonoides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral.

10. Água: facilita a digestão e absorção dos nutrientes, além dos fluídos corporais. Ajuda o corpo e a mente a funcionarem.

Fonte: Canguru News/Revista Crescer

Pérola

– Mamãe, meu irmão é tão fofinho.
– E você, filho?
– Eu sou macio.
Gabriel, dois anos

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!