Matheus, meu filho de 2 anos está na fase do “o que é isso, mamãe?”  

E não tem pergunta fácil, só vem bucha. O que é galáxia? O que é veneno? O que é dinheiro? O que é medo? O que é coragem? Haja explicação!  

Eu e o Paulo, meu marido e pai do Teteu, explicamos tudo, e, normalmente, mais de uma vez. Só que ele encasquetou com a explicação sobre “o medo e a coragem.” Resumindo, eu expliquei que são coisas que a gente sente que nos ajudam ou dificultam a fazer algo, aqui eu resumi bastante mas minha explicação durou bastante (risos) e teve direito a historinha. 

A pergunta dele veio enquanto assistia à um desenho sobre o Halloween e sentiu medo da bruxa. 

Resolvi trazer aqui para coluna dicas de como ajudar as crianças a enfrentar o medo e o que fazer em situações angustiantes?  

Palavra da especialista

Segundo a psicóloga, Maria Tereza Maldonado, o ideal é buscar o equilíbrio, ou seja, a falta do medo expõe a criança a um mundo de riscos e o excesso dele acaba fazendo com que ela se feche diante do mundo.  

O medo é normal, todos nós o temos, faz parte de nossa existência. Ele ativa os sinais de alerta em nosso corpo diante situações perigosas. É na infância que se detecta o medo que vai se aflorando de maneira mais intensa, à medida que a criança cresce.  

O difícil é saber como agir com os temores que surgem desde os primeiros anos de vida. Para isso, os pais devem identificar qual o limite entre o medo normal e o medo exagerado.  

Atenção aos sinais

É preciso estar atento aos sinais demonstradas pelas crianças, sabendo conversar sobre o que lhes causam pavor. Instigar sua fala é importante para a expressão oral da criança, mas devem lembrar-se que nem sempre ela se expressa através da fala.

O medo excessivo pode causar sintomas como, dor de barriga, palpitação, náuseas, descontrole para fazer xixi, deixando a criança totalmente fora da sua normalidade. Situações do cotidiano da criança, tais como, a escola, a ida ao médico, tomar vacina, entre outras, podem favorecer o surgimento do medo. É importante que os pais saibam a origem do medo e como lidar com ele, para melhor ajudá-la na superação deste sentimento.  

Dica

O que se espera é que a criança aprenda a dominar seus temores e não seja dominada por eles. 
* Nunca use o medo da criança como meio de autoridade, de poder sobre ela. * * Nunca deixe-a sozinha em lugares escuros. Isso acentuará mais os seus temores. 
* Quando a criança for para ambientes que não são familiares, como a escola, casa de algum amigo, ou no próprio médico, deixe que ela escolha algum objeto familiar para acompanhá-la. 
* Use estratégias para distraí-lo do seu medo, conversando sobre isto com naturalidade e sem exageros; 
* Fale a verdade sobre os medos reais. A mentira não ajudará a enfrentar seus temores, ele precisa construir noções dos perigos reais.  

Fonte: leiturinha.com.br  

Vamos assistir?

Separei uma lista com cinco filmes para entrar no clima do Halloween. Apesar do toque aterrorizante, as histórias são leves e divertidas, e vão mostrar que os monstros e bruxas podem ser bem mais bonzinhos do que imaginamos!  

1. Hotel Transilvânia( apartir de 6 anos.)  
2. Paranorman (partir de 6 anos) 
3. Monstros S/A (a partir de 4 anos) 
4. Coraline e o Mundo Secreto (a partir de 10 anos) 
5. A Casa Monstro (a partir de 6 anos) 

Pérola

– Mamãe, faz uma festa para mim?  

– Faço, filho, mas vai demorar para você fazer 6 anos.  

– Eu  pedindo uma festa, não um aniversário.  

(Samir, cinco anos)

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!