O retorno repentino das peças de cintura baixa, sucesso nos anos 2000, é uma tendência polêmica que está dividindo opiniões no mundo da moda.

A volta do modelo causou certa estranheza por se tratar de algo considerado desfavorável para alguns tipos de corpos, pois roupas com o cós mais alto tendem a dar firmeza ao abdômen, modelando a silhueta, enquanto a cintura baixa deixa essa área solta e em evidência. Além disso, o cós bem abaixo do umbigo costuma causar desconforto ao nos sentarmos ou nos abaixarmos.

Para entender melhor essa questão, ouvi a especialista Nicele De David Branda, professora de design de moda da Faculdade Senac Porto Alegre.

Liberdade de escolha 

Para a professora Nicele, uma coisa é certa: a liberdade de escolha e aceitação do corpo são protagonistas da moda atual.

Tecnicamente, o deslocamento do cós para a parte inferior alonga e destaca a parte superior do corpo, enquanto a cintura no lugar alonga as pernas. Uma dica valiosa é experimentar descer a cintura das peças aos poucos, sempre priorizando se sentir bem e valorizando seu estilo — sugere a especialista.

Ao compor os looks, opte por blusas mais longas. Usar uma terceira peça, como jaqueta, também ajuda a trazer equilíbrio à combinação.

Tendência já foi febre nos anos 2000 e está de volta!

Por mais controverso que seja esse visual, ele parece estar fazendo a cabeça de várias famosas ao redor do mundo. Tudo indica que, sim, esse será o retorno diferentão da temporada primavera-verão.

Recentemente, Bruna Marquezine, ao apresentar a premiação MTV Miaw, chamou a atenção ao surgir com um look icônico já usado pela cantora norte-americana Britney Spears: shortinho de cintura baixa e piercing no umbigo, visual muito comum há exatamente 20 anos.

Além da atriz, outras celebridades já apareceram nas redes sociais ostentando looks com o estilo do momento. A cantora gaúcha Luísa Sonza costuma usar com frequência tanto calças quanto shorts de cintura baixa. Anitta também é adepta do modelo e já exibiu o visual algumas vezes.

#LookdaMariAraujo

Já usei calças de cintura baixa na minha adolescência e, atualmente, estou retomando aos poucos essa tendência. Mas, diferentemente daquela época, estou fugindo dos looks que deixam a barriguinha à mostra — pelo menos, por enquanto — e optando por peças em jeans.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mari Araújo (@mariane.araujo) em

E aí, pronta para aderir?

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!