Essa semana foi dia de levar o Matheus, meu filho de dois anos e meio, para a consulta de rotina na dentista. Ele vai desde que nasceu. Sim, acreditem, é recomendado que o bebê vá ao dentista mesmo quando ainda não tem dente na boca. Eu acredito que quanto mais cedo nós acostumarmos nossos filhos com certas rotinas, melhor. Ir ao dentista é uma delas.

Tem gente que não pode nem ouvir falar que já fica em pânico. O Matheus entrou no consultório, mexeu em tudo que podia, sentou na cadeira e abriu o bocão para a “Tia Cacá” examinar. E aí, vai uma dica: escolham profissionais que tenham muita paixão pela profissão. A tia Cacá é assim. Ela conversa, brinca, conta história, ensina e examina. O Teteu fica tão encantado que não quer ir embora.

A última vez, na hora de dar tchau ele disse: “quero ficar”. Foi a comprovação de que ele realmente gosta de ir ao dentista. Aproveitei que nunca tinha falado sobre isso aqui na coluna e trouxe orientações e dicas sobre o assunto.

Palavra da especialista


Tia Cacá – Carmem Lúcia Riccardi
Especialista em Ortodontia e Odontopediatria

Quando a gente deve começar a cuidar dos dentes das crianças?
O ideal é que a primeira consulta com o Odontopediatra seja até o nascimento do primeiro dentinho. Temos mamães que fazem o pré-natal Odontológico (PNO) antes mesmo do bebê nascer para que receba todas as orientações e para que saiba os cuidados e o que observar no nascimento do bebê.

Pra que serve a primeira consulta?
Muito mais do que tratar, que também pode ser necessário, essa primeira consulta é muito importante para orientação dos pais e responsáveis sobre a rotina de higienização, alimentação, cuidados e o que esperar quando os dentinhos começarem a nascer.

Chupeta, quando tirar? Alguma dica para facilitar esse processo?

A chupeta ela pode ser usada até os dois anos de idade pois até essa idade temos grandes chances de autocorreção caso a criança apresente alguma alteração devido ao uso do bico. Porém, devemos ressaltar que esse uso não deve ser exagerado. Deve existir algumas regras para o uso da chupeta, só na hora de dormir, por exemplo.

Existem alguns truques para fazer com que a criança vá perdendo o interesse pelo uso do bico, por exemplo, fazer um furinho com agulha na ponta do bico que faz com que tire o ar do bico e a criança pode ir perdendo o interesse. Mas só não adianta furar e depois comprar um bico novo!

De quanto em quanto tempo ir ao dentista?
Crianças que são acompanhadas por odontopediatra com frequência, ou seja, se estão com a saúde bucal e com os habitos de higiene e frequência de alimentação dentro do normal, podem fazer acompanhamento semestral (6 em 6 meses).

A partir de que idade começa a fazer a limpeza sozinha?
Até a criança ter motricidade e coordenação para escovar, passar fio dental, higienizar sozinha. O paciente até pode ter essa autonomia a partir dos 5, 6 anos desde que tenha a supervisão dos pais. Ou seja, muito importante depois dos pequenos escovarem os pais darem uma revisada.

Os dentes de leite têm algumas características próprias, mas ele é muito parecido com o dente permanente. Ou seja, se não cuidar ele também tem cárie, também pode ser necessário tratamento de canal, é super importante o uso de fio dental, escovação.

Uma das grandes vantagens é que se o dente de leite tiver algum problema, teremos uma segunda chance de cuidar quando nascer o permanente, mas isso não quer dizer que não precisarmos cuidados. Criança também tem dor de dente.

A partir do nascimento do primeiro dentinho é IMPRESCINDÍVEL que seja feita a limpeza e a escovação com pasta de dente, preferencialmente, COM flúor.

 Quantas vezes no dia escovar os dentes?

O inimigo número 1 é o açúcar, que não está só presente em chocolates, como também no leite (fórmula ou materno), bolachas (doces e salgadas), bolos, balas, salgadinhos entre outros tantos alimentos que são ricos em açúcares.

Nas crianças, o ideal é 3 vezes ao dia. Porém, se essa criança tem o costume de beliscar algum alimento o dia todo, quanto mais vezes se alimentar, o ideal é que mais vezes escove os dentes.

Pérola

“Mãe, já fiz cocô!”, disse Igor.
“Que bom, filho, agora lava as mãos”, pediu a mãe.
“Por quê? Eu não fiz cocô na mão!”

Igor, 3 anos.

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!