Outro dia eu estava organizando umas fotos em casa e encontrei meu álbum de grávida. Sim, sou da moda antiga, gosto de imprimir a foto e colar no álbum.

Estava lá, folhando e matando a saudade da barriga e me lembrei de falar aqui na coluna sobre o quanto é importante a gente se mexer, fazer exercício sempre, ainda mais quando estamos grávidas.Eu tive todo o apoio de uma educadora física que respeitava os limites e as recomendações de cada trimestre. Isso é o mais importante.

Não resta dúvida que os exercícios são benéficos, se a gestante não tem nenhum problema e se tem autorização médica para tal, mas, mesmo assim, precisa de um profissional que entenda o que é importante fazer e, evitar, em cada período da gravidez.

Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Palavra do especialista

Essi Luana Rosa – Educadora Física

A gravidez é a oportunidade ideal para adotar uma maneira saudável de
viver, até porque você não está mais sozinha tem alguém crescendo junto com você.  E todos os seus hábitos refletem na vida deste “serzinho” que você ama tanto.

É o momento de se dedicar aos cuidados com a alimentação e à prática de exercícios. Falar de atividade física na gestação é falar de saúde. Um exercício prescrito errado pode ser tão perigoso quanto um medicamento prescrito errado. Cada fase gestacional devem ter cuidados diferentes. Mas, em qualquer fase, devemos diminuir impacto, cargas e riscos e observar padrões respiratórios e fadiga.

Todas as organizações internacionais recomendam exercício durante a gravidez, desde que não ocorram complicações durante o período gestacional. Apesar das recomendações, muitas das mulheres grávidas não se exercitam, relatam cansaço, falta de ânimo, indisposição e desconforto.

Estudos mostram benefícios físicos e psicológicos para a gestante que adota um programa de exercício, como redução da ansiedade e depressão, controle do peso, bem-estar, alívio de dores, redução do edema, diabetes gestacional, incontinência urinária.

Antes e depois

Segundo Essi, muitas mulheres não sabem os reais benefícios que o exercício físico pode trazer durante a gestação e pós – gestação. O Guideline Canadá 2019, baseado em dados científicos, recomenda 150 minutos semanais de atividade física. Pode ser feito 30 minutos por dia. Qual atividade? A que a gestante mais gostar. Para começar a se exercitar durante a gestação, peça autorização médica e depois encontre um profissional que tenha conhecimento sobre cada trimestre.

Deve ser feito uma avaliação do assoalho pélvico e um fortalecimento para reduzir a chance de incontinência urinária. Perder xixi nunca é normal. Por isso, é importante trabalhar toda musculatura da região, temos que ter uma estrutura forte como uma casa: o teto (diafragma), as paredes (abdômen) e o chão (assoalho pélvico).

Cuidado com as redes

O exercício é SEGURO, desde que acompanhado de um profissional qualificado. Tenha cuidado com os conteúdos e dicas nas redes sociais, nem tudo que é bom para alguém pode ser bom para uma gestante. Temos que estar sempre atentos aos riscos e benefícios. Invista em profissionais aptos a trabalhar e cuidar de você neste período tão importante.

Não arrisque a sua vida nem a do bebê. Um trabalho integrado entre profissionais da área do movimento é fundamental. Fisioterapeuta e Educadores físicos juntos fazem um trabalho único,  preparando para a hora do parto, conta Essi.

Pérola

– Theo, onde vamos almoçar hoje?
– Na mesa.
 (Theo, três anos).

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!