Não adianta: mais cedo ou mais tarde, os fios da sabedoria — é assim que chamo carinhosamente os cabelos brancos — vão aparecer. Há quem assuma o tom grisalho, mas muitas pessoas preferem escondê-lo.

Independentemente da sua escolha, o importante é se sentir bem com o que você enxerga no espelho.

Com o fechamento dos salões de beleza em função da pandemia de covid-19, se optar por tingir os fios em casa, é importante fazê-lo de maneira segura. O cabeleireiro Douglas Lima, do Mirage Academia, e a modelo Rosemeri Bremm apresentam um passo a passo simples para o retoque de raiz.

Vamos lá?

1 – Misture a tinta de sua preferência e o oxidante (ou água oxigenada). Cada produto exige quantidades diferentes de oxidante. Use a medida descrita na própria embalagem da coloração.

Foto: Alfredo Fredrich / Divulgação

2 – Divida o cabelo em quatro partes iguais e prenda-as com presilhas.

Foto: Alfredo Fredrich / Divulgação

3 – Agora, você já pode aplicar a coloração nos contornos de cada quadrante.

Foto: Alfredo Fredrich / Divulgação

4 – Deixe o produto agir de 30 a 40 minutos ou conforme as orientações da embalagem. Após o tempo estimado, retire todo o resíduo com água fria ou morna para não agredir o couro cabeludo. Lave as madeixas normalmente com os produtos indicados para o seu tipo de cabelo.

Foto: Alfredo Fredrich / Divulgação

Palavra de especialista

Em relação ao retoque de raiz, Douglas sugere aplicar a técnica conforme o crescimento do cabelo:

— Normalmente, as clientes com (fios) brancos retocam de 15 em 15 dias, podendo ter maior intervalo, se a pessoa se sentir incomodada com sua raiz.

Outra preocupação frequente da mulherada, que costuma submeter os fios a processos químicos, é o ressecamento inevitável que, segundo o profissional, pode ser evitado por meio de uma hidratação para repor a oleosidade natural e os nutrientes dos fios. Confira abaixo como fazer.

Hidrate os fios

— Use uma máscara ou creme de tratamento, que podem ser comprados em lojas especializadas em produtos para cabelos. É indicado realizar a hidratação uma vez por semana. 

— Após a lavagem, aplique a máscara nos fios, com dois centímetros de distância da raiz, puxando o produto em direção às pontas das madeixas. Deixe agir, em média, por 15 minutos. Após, é só enxaguar normalmente.

Foto: Alfredo Fredrich / Divulgação

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!