O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o uso de máscaras em meio à pandemia da covid-19. Mas você sabia que o item pode ser produzido de forma caseira e cheio de estilo?

Foto: arquivo pessoal / Andressa Martins

É claro que alguns cuidados relacionados à higienização são necessários. O médico infectologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição Renato Cassol ainda ressalta algumas restrições para o uso da máscara feita em casa.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não permite o uso para profissionais da área da saúde porque, além de não ter validade e testes, quando em atendimento a pacientes, a exposição ao vírus é muito alta, e não é possível manter o distanciamento social. Equipamento médico tem de ter diversos testes de qualidade para serem usados — explica.

Além de não ser permitido compartilhar a máscara, o médico também recomenda a higienização com água e sabonete sempre que for usada:

O vírus possui um envelope de gordura sensível ao sabonete e fica inativado facilmente, quando desinfetado de forma adequada.

Questionei o infectologista sobre a água sanitária e descobri que, apesar de surtir efeito, pode ser tóxica e perigosa. Melhor fazer a lavagem tradicional com água e sabão mesmo. Agora que vocês já sabem os cuidados necessários, vamos para o nosso passo a passo com a influenciadora digital Andressa Martins, de Porto Alegre.

Passo a passo

Assisti a um vídeo feito por Andressa no Instagram (@canalandressamartins), ensinando facilmente a usar lenços, peça que muitas devem ter no guarda-roupa, como opção de máscara.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Como fazer máscara caseira? Porque não somos obrigadas a usar uma sem graça né? 💁🏻‍♀️ Hahaha. Qualquer um pode fazer: ㅤ Dobra o tecido com que ele fique comprido (pode ser um lenço, um paninho descartável de cozinha, um guardanapo de pano, etc), coloca um elástico de cabelo em cada lado e pronto. ㅤ Com o aumento dos casos da pandemia aqui no Brasil, o ministério da saúde recomendou que a população em geral use máscara caseira, CASO PRECISE sair de casa, como mais uma medida de evitar a proliferação (o uso das versões cirúrgicas devem ser utilizadas só pelos profissionais da saúde). Eles ressaltaram que nenhuma medida é mais eficaz do que o isolamento social, portanto é só em caso extremo que realmente tenha que sair de casa mesmo. Essa máscara é pra evitar que quem tem o vírus (e é assintomático) espalhe ele, não serve pra evitar de contrair. #fiqueemcasa #mascaracaseira #diy

Uma publicação compartilhada por Andressa Martins (@canalandressamartins) em

  1.  Escolha um lenço de cerca de 50cm x 50cm. Dobre-o em quatro partes ou mais, dependendo do tamanho dele.

    Foto: arquivo pessoal / arquivo pessoa

     

  2. Amarre as pontas com atilhos (borrachinha) de cabelo.

Foto: arquivo pessoal

3. Dobre as duas pontas para dentro e ajuste conforme o tamanho do seu rosto.

 

Foto: arquivo pessoal

4. Pronto! Agora, você pode sair protegida, usando sempre uma peça que combine com seu look ou com seu humor.

Deixa eu te contar

Exercitar a criatividade ajuda a manter a saúde mental em isolamento social. Aproveite para inventar moda com coisas simples, como customizar/adaptar uma roupa ou um acessório que não usa mais e até treinar suas habilidades com maquiagem, delineador, contorno, sombras entre outros produtos que ficam guardados na gaveta. É um bom momento para sair do óbvio!

#LookDaMariAraujo

Em tempos de quarentena, entrei na onda do “Pillow Challenge” (desafio do travesseiro) que viralizou na internet. A proposta é se divertir montando um look com travesseiro e cinto. Quem mais vai ter coragem de encarar a brincadeira?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mari Araújo (@mariane.araujo) em