Como anda a organização da sua casa? Tudo em ordem? Que tal começarmos pelo guarda-roupa?

Logo de cara, aproveitei a quarentena e a chegada do outono para deixar o closet em dia. Confesso que demorei um bom tempo para começar a arrumação.

Mas, depois de ver tudo em seu lugar, foi um alívio! Além de trazer mais agilidade para o dia a dia na hora de localizar as peças, redescobri até algumas que eu nem usava mais por puro esquecimento.

E mais: nossos desapegos podem ser doados a quem precisa. Conversei com a especialista em organização Mari Oliveira, de Gravataí, para descobrir de que forma podemos deixar o processo mais fácil. Quer ver?

Não sabe por onde começar? Calma, a gente te ajuda
Foto: Maridav / stock.adobe.com

Passo a passo parar fazer aquela limpa!

/// Separe todas as peças por categoria: blusas, regatas, vestidos, calças e assim por diante. Neste momento, você vai perceber o que não usa e que não precisa de tudo o que tem.

/// Descarte o que não usa ou não serve mais. Uma forma de desapego seguro, sem arrependimentos, é experimentar as roupas que não veste há algum tempo. Já aquelas peças que não servem, com manchas ou rasgadas, deixe de fora sem dó!

/// É hora de devolver tudo para os seus devidos lugares. Deixe sempre à mão peças usadas com frequência. Nos cabides, pendure camisas, vestidos, blazers e blusas de tecidos moles, como linho e seda. Se tiver mais espaço, pendure o máximo de peças possíveis, sempre por categorias, para facilitar a visualização. Nas gavetas, coloque lingeries, meias e pijamas.

As colmeias organizadoras são ótimas para guardar as peças nas gavetas
Foto: Reprodução / Instagram

Peça por peça da casa

por Fernanda Knijnik, publicitária e personal organizer.

/// Planeje e comece aos poucos. A cada dia, organize uma parte da casa. Tudo ao mesmo tempo não vai funcionar!

/// Crie uma lista de tudo o que precisa fazer em ordem de prioridades — tanto de organização quanto de limpeza. E, assim, vá riscando ao longo dos dias.

/// Faça da animação sua aliada: você ainda nem começou e já está desmotivada só de se imaginar com a mão na massa? Abandone esse pessimismo e pense no resultado. Vai ser compensador!

/// Todo mundo merece se sentir acolhido pelo lugar onde passa a maior parte do dia: a nossa casa. E, na quarentena,  imagina ficar no meio da bagunça! O nível de estresse pode aumentar. Trabalhe sua mente e de quem mora com você: mostre o caminho da organização e da rotina doméstica.

Deixa eu te contar

Seu desapego pode ter um significado especial para alguém. Conheça dois dos possíveis destinos para a limpa no armário.

Instituto de Câncer Infantil Em tempos de quarentena, está aberto em tempo reduzido, das 10h às 17h, na Rua São Manoel, 850, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Para realizar a doação, basta deixar sua sacola no baú localizado na área externa do local. Todas as doações passam por higienização antes de entrarem na sede.

Campanha do Agasalho de Porto Alegre — Em função da pandemia de coronavírus, a campanha ainda não tem data confirmada para começar, mas a previsão é de que seja lançada a partir da segunda quinzena deste mês. A primeira dama, Tainá Vidal, já está promovendo uma pré-ação nas redes sociais para fomentar a doação das peças.