Uma coisa é certa nesse Carnaval: quase ninguém vai de cara lavada para os bailes de clubes, blocos de rua ou ensaios das escolas de samba.

Mas é preciso ter cuidado, porque neste período também aumentam os casos de incidentes provocados por deslizes relacionados à maquiagem, podendo colocar nossos olhos em risco. Por isso, trouxemos dicas para todas nós brilharmos muito, com precaução! <3

Para curtir as festas de Carnaval com segurança:

Maquiagem exige tempo e lugar:

É importante dedicar alguns minutos antes de sair de casa para se maquiar num ambiente bem iluminado e prestar atenção na hora de aplicar lápis ou delineador. O uso deve ser externo, jamais na parte interna do olho. 

Todo cuidado é pouco com glitter e purpurina:

Requer cuidado dobrado para que nenhuma partícula atinja a parte interna do olho. O glitter pode acabar arranhando a córnea. Nestes casos, é fundamental procurar um serviço de pronto-atendimento. 

Lentes de contato e maquiagem não combinam:

Usuários de lentes de contato são bem mais suscetíveis a problemas oculares ao uso de maquiagem. Alguns produtos podem acidentalmente entrar em contato com a lente e contaminá-la. Sendo assim, no Carnaval, as duas não combinam.

Maquiagem não deve ser compartilhada:

Cada vez que se usa batom ou rímel, germes são introduzidos no produto. Como as membranas mucosas podem contrair uma infecção, a maquiagem para boca e olhos jamais deveria ser compartilhada. Até mesmo quem costuma ir a salões de beleza deveria carregar consigo seus próprios produtos. Apesar de nós mulheres sabermos que esse costume acontece com frequência, né meninas? 

Vida útil dos itens de maquiagem não é infinita:

Prontas para ficarem surpresas, assim como a gente? Tudo o que é utilizado na maquiagem dos olhos deve ser substituído a cada quatro meses, no máximo seis. Isto porque as características do produto vão se modificando com o uso e aumentam as chances de contaminação.

Cílios postiços devem ser retirados no fim da festa:

A curvatura dos cílios é naturalmente programada para que eles se toquem, sem que um interfira no outro. Quando os cílios suportam o peso dos fios artificiais, isso faz com que eles se toquem de forma diferente, podendo grudar, entortar e até arranhar a visão. Ninguém deve passar o dia inteiro de cílios postiços, nem dormir com eles.

Dormir de maquiagem é péssima decisão:

Ir para a cama com maquiagem aumenta as chances de problemas. Os olhos são extremamente sensíveis e não é raro que, no contato com o travesseiro, os produtos usados nos olhos acabem penetrando a parte interna.. Então já sabem, mesmo que a preguiça seja maior, dormir de make não é mais opção!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Bruna Marquezine ♡ (@brunamarquezine) on

Investir em bons produtos é fundamental:

A maioria dos itens de maquiagem para os olhos contém substâncias que evitam a proliferação de bactérias. Produtos de qualidade inferior, entretanto, não têm esse tipo de garantia.

Armazenar corretamente os itens de maquiagem:

Os produtos devem ser guardados em locais secos, arejados e longe do sol. Portanto, quem deixa maquiagem no banheiro já está fazendo algo bem errado logo de cara, expondo os produtos a variações de calor e umidade, além das bactérias existentes.

Fixadores em spray exigem atenção:

É preciso estar alerta no Carnaval e proteger bem os olhos na hora da aplicação. Caso o produto entre em contato com os olhos é recomendável lavar bem o local com água corrente e fria, se o incômodo for intenso, procurar um atendimento com urgência.

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.