No último sábado (21), a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó se apresentou no Rock In Rio pela primeira vez. Com outros artistas sertanejos, eles estrearam o gênero no festival. No entanto, a inclusão do sertanejo no Palco Mundo gerou críticas.

BNegão, Marcelo D2 e Pitty criticaram a inclusão do gênero

Assim que Chitãozinho & Xororó foram confirmados na programação do festival, uma onda de críticas começou a circular nas redes sociais. Após o show no evento, artistas que também participaram compartilharam opiniões negativas.

BNegão, vocalista do Planet Hemp, foi um dos mais contundentes em sua crítica. Em entrevista à coluna GENTE, ele falou sobre a apresentação dos sertanejos no festival:

“Cara, eu acho que não tem nada a ver. Tipo assim, se eu tivesse meu festival eu não colocaria, mas a gente não faz o festival, então deixa a galera colocar e está tudo certo.”

Ao lado do artista estava Marcelo D2 e Pitty, que não comentaram sobre o assunto, mas concordaram com a posição do colega. D2 falou rapidamente:

“Eu não quero falar, não, porque vai dar polêmica”

Logo depois, Pitty é questionada sobre o assunto e diz: “Pra quê? Depois disso aí…”. A resposta da cantora de rock levou os internautas acreditarem que ela também concorda com ambos os cantores.

Chitãozinho se posicionou sobre o assunto

Em contrapartida, Chitãozinho não se deixou abalar pelas críticas. Em uma entrevista antes de subir ao palco, ele expressou gratidão a quem apoiou a inclusão do sertanejo e pediu “paciência” para aqueles que desaprovavam.

“Os que gostaram, a gente agradece. Os que não gostaram, paciência.”

Ele contou que cantar no Rock In Rio sempre foi um desejo antigo da dupla:

“A nossa vontade de cantar no festival é desde a primeira edição há 40 anos. A gente sempre teve lá no fundo a esperança de que um dia a gente chegaria nesse palco e, graças a Deus, chegou a nossa vez.”

Chitãozinho acredita que a apresentação no festival será um divisor de águas para o sertanejo no Brasil:

“O show no RiR vai mudar tudo porque esse festival é famoso no mundo inteiro. Nós sempre sonhamos em estar nesse palco para ter o prazer de colocar nossa música nesse festival.”

Simone Mendes defendeu o convite ao evento

A discussão sobre a inclusão do sertanejo no Rock in Rio também trouxe defensores do gênero. A cantora Simone Mendes falou sobre a relevância do sertanejo. Ela afirmou que é o estilo musical mais ouvido no país e que sua presença no festival é uma representação da diversidade cultural brasileira.

A dupla Chitãozinho e Xororó se apresentou no Palco Mundo. Eles dividiram espaço com a Orquestra Heliópolis, Ana Castela, Júnior e Simone Mendes. Show de Luan Santana também estava previsto, mas ele desmarcou após atrasos na programação do evento.