É com muita tristeza que recentemente noticiamos a morte de uma das maiores vozes brasileiras dos últimos tempos, Marília Mendonça. Na última sexta-feira (05), o avião em que Marília e sua equipe estavam caiu em uma cachoeira próxima a Caratinga, cidade em que iria se apresentar neste final de semana.

Conhecida como a “rainha da sofrência”, Marília teve o contato com a música desde muito pequena. A família da cantora costumava frequentar a Igreja Evangélica e foi lá que o seu talento foi notado. Ela começou a compor aos 12 anos e também passou a tocar e cantar na igreja. Seu avô lhe pagava aulas de violão e, para ajudar a família, ela fazia algumas apresentações onde ganhava em torno de 50 reais por show.

Mas quem diria que Marília apesar de rainha do sertanejo, de início não queria cantar o “modão” de jeito nenhum. Nesta época, Marília gostava de tocar pop rock e nem pensava na possibilidade de cantar música sertaneja. Em uma das apresentações, Marília chamou a atenção de um olheiro que a convidou para para tocar sertanejo em algumas casas noturnas.

Para a surpresa de todos, ela respondeu que não cantava sertanejo nem a pau por ser “música de corno.” O homem respondeu que no dia que ela levasse um chifre ia adorar sertanejo e não apenas cantaria, mas também iria compor letras. E vejamos hoje, não é que ele estava certo?

Desde então, Marília veio se destacando por sua voz, e não só por ela, mas também pelo talento que tinha para compor, que vamos ver mais pra frente.

Apesar da tristeza e dor de familiares e fãs, Marília queria ser lembrada com alegria por sua música e o legado que deixou para todos nós. Por isso, o post de hoje da rádio 92 é uma homenagem aos momentos em que Marília Mendonça mostrou ser a eterna rainha da sofrência, no coração de todos nós!

1- Quando ela compôs para cantores famosos com apenas 12 anos

Antes de ganhar o coração dos brasileiros com a sua voz, Marília ganhou o coração e respeito de alguns famosos. Com apenas 12 anos, ela fez sua primeira composição, “Minha Herança”, em parceria com a dupla João Neto & Frederico.

Além de “Minha Herança”, vieram “Muito Gelo, Pouco Whisky”, conhecida na voz de Wesley Safadão. Já para a dupla Henrique & Juliano, Marília fez três músicas: “Até Você Voltar”, “Cuida Bem Dela” e “Flor e o Beija-Flor” – música que ajudou consagrar o sucesso Brasil a fora, entre outros sucessos para Jorge & Mateus, Lucas Lucco, Joelma, e Cristiano Araújo.

2- Quando ela gravou o primeiro DVD da carreira

A carreira de cantora teve início em 2014 com o seu primeiro EP. No ano seguinte, lançou a parceria da música Flor e o Beija-flor de Henrique e Juliano, onde Marília já mostrou o porquê entrou para a música sertaneja.

Mas foi com o lançamento do seu primeiro DVD, “Ao Vivo Em Goiânia”, de 2016, que o nome de Marília Mendonça alcançou o Brasil inteiro. As canções eram marcadas pelo olhar feminino nas relações amorosas. Com isso, ela entrou para o famoso “feminejo”, ao lado de Maiara e Maraisa, Simone e Simaria e Naiara Azevedo.

3- Quando ela foi consolidada como a rainha da sofrência

Depois do sucesso estrondoso do DVD, no ano seguinte Marília Mendonça lançou o DVD Realidade, e todo Brasil cantou em uma só voz o hit “Eu Sei De Cor”. Esse DVD fez com que Marília nunca mais saísse das paradas musicais.

O DVD trouxe outras canções importantes da carreira da cantora, como De Quem É A Culpa?, Traição Não Tem Perdão e Amante Não Tem Lar.

4- Quando ela ganhou o Grammy Latino

O sonho de qualquer cantor, com certeza é o maior prêmio de música, Grammy. Para um cantor sertanejo, ainda mais, por conta da representatividade da música. E Marília, com certeza alcançou esse sonho.

Em 2017, a cantora foi indicada para o Grammy Latino para concorrer como Melhor Álbum de Música Sertaneja. Aquele ano, pode não ter levado o troféu para casa, mas dois anos depois, a realidade era outra. O terceiro DVD veio em 2019, intitulado Todos Os Cantos, e apresentou aos fãs hits como Todo Mundo Vai Sofrer, Supera, Ciumeira e Bem Pior Que Eu. Pelo trabalho, a cantora ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja no Grammy Latino.

5- Quando ela se eternizou como a rainha da sofrência em todos os nossos corações

Marília sempre se destacou por sua simplicidade, carisma, humildade e principalmente pelo seu talento. Marília ficou eternizada na memória de todos nós antes mesmo do trágico acidente, por isso, manteremos a memória da rainha sempre viva, como ela gostaria que fosse.

A cantora deixa uma imensa saudade e um legado que jamais será esquecido.