Não é novidade a recomendação para aumentar os hábitos de higiene na quarentena utilizando água e sabão e, na falta deles, o álcool em gel. Só que justamente o aumento no uso dessa substância também tem provocado o crescimento de acidentes, principalmente nas crianças.

São tantos casos que a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou essa semana uma nota alertando para o aumento da incidência dessas queimaduras nesse período de isolamento social.

Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O presidente do departamento de segurança da sociedade de pediatria, doutor Marco Antônio Chaves Gama, conta que a maioria dos acidentes não intencionais pode ser prevenida, basta que sejam tomadas providências de precaução. Por isso, a melhor maneira de assegurar um ambiente saudável e seguro para crianças e adolescentes é a orientação e conscientização de todos.

Onde mora o perigo

Em geral, as queimaduras em crianças estão associadas ao fato delas serem mais curiosas e interessadas em explorar o ambiente. No entanto, por não reconhecerem os riscos com clareza, é fundamental a orientação e supervisão constante de um adulto responsável.

A maioria dos acidentes envolvendo crianças até o final da idade escolar ocorre em sua própria residência e a cozinha é o local onde mais frequentemente acontecem as queimaduras.

Álcool em gel

O álcool em gel, ao contrário do álcool líquido, leva mais tempo para evaporar. Por isso, é preciso redobrar a atenção. Para evitar as queimaduras, a indicação é que jamais se utilizem fósforos e isqueiros logo após a aplicação de álcool nas mãos ou superfícies.

Dica da especialista

Segundo a cirurgiã plástica Tatiana Moura, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma boa prática para evitar acidentes é fazer a limpeza das mãos com água e detergente em casa, principalmente quando estiver na cozinha.

“Já para limpar o ambiente, prefira produtos desengordurantes específicos para a higienização do local”, orienta. Ou seja, deixe o álcool em gel apenas para quando estiver fora de casa.

Em caso de acidente

Em casos de queimaduras graves, a orientação é entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros da sua cidade, e explicar – com calma – o que aconteceu. Jamais utilize substâncias caseiras, como borra de café ou pasta de dentes, pois pode agravar a situação. Também não aplique pomadas ou medicamentos

Pérola

– Artur, cuidado na hora de atravessar a rua ou o carro vai te acertar.
– Fique tranquila, mãe. Eu já morri alguma vez?
(Artur, seis anos)

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!