Ensinar uma criança a comer ésem dúvida, uma das tarefas mais importantes da vida. É importante que ela experimente o maior número de alimentos possíveis e isso, requer paciência, disponibilidade e muita vontade dos pais ou responsáveis.

Aqui em casa, o processo começou um pouco antes do recomendado, quando Teteu tinha cinco meses. Começamos um frutinhas, depois os alimentos salgados e hoje, Matheus tem dois anos, eu me sinto vitoriosa por ter passado por essa fase inicial de forma bem tranquila, mas nem sempre é assim. 

Recebi algumas mensagens de leitoras pedindo que eu abordasse aqui na coluna esse assunto, a Claudia me escreveu contanto que a Manu , de um ano, não come praticamente nada, só quer mamar.

Já a Paula, mãe do Tiago, de nove meses, diz que assim que provou a comida abandonou o peito. Enfim, é uma caixinha de surpresa como eles vão se comportar em cada etapa do desenvolvimento mas se tivermos orientações e dicas de um especialista, tudo fica mais tranquilo. 

Conversei com a Cristiane Ferreira, nutricionista materno e infantil, sobre esse processo de introdução alimentaralém dos mitos verdades desse período. 

Palavra da especialista 

A palavra chave na introdução alimentar é paciência. 

É importante saber que cada criança tem seu tempo e sua evolução para introdução de alimentos, não existe a exigência que as crianças ao final dos 6 meses já estejam comendo em quantidades suficientes para substituir o leite materno ou mamadeiras em determinados horários 

  • A alimentação complementa o leite materno entre os 6 meses e 1 ano e não ao contrário.
  • Leite materno é recomendado até os 2 anos de vida,mas após a introdução de alimentos não é mais necessário livre demanda pois influência na ingestão dos demais alimentos pois sacia a fome
  • Tocar na comida pode??? Brincar e tocar na comida é uma forma dos pequenos se aproximarem e se acostumarem com diferentes texturas, cheiros, temperaturas, etc. Portanto, brincar e mexer nos alimentos faz parte do processo de introdução alimentar.
  • A criança aprende a comer, nós ensinamos,mas a criança pode sim ter suas preferências
  • Comer com os amiguinhos facilita que as crianças comam alimentos mais variados: sim,isso pode ser verdade se a criança já tem em casa a variação de alimentos, a qualidade da refeição. 

Cuidado: alimentos com baixo qualidade nutricional ( salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerante) de um amiguinho ou coleguinha também chamam a atenção e influência na alimentação dos nossos filhos. 

Mitos (erros) 

  • oferecer comida como calmante,
  • oferecer comida a todo momento
  • oferecer grandes porções,
  • oferecer apenas alimentos preferidos,
  • distrair a criança para que ela coma mais
  • fazer pressão para comer tudo o que tem no prato.
  • As crianças precisam ter o mesmo ganho de peso mensal. Não, o desenvolvimento ecrescimento depende muito de cada criança

Verdades

  • auxiliar diretamente o bebê, atentando-se às pistas de fome e saciedade;
  • alimentar devagar e pacientemente, encorajando a comer – mas não forçando;
  • oferecer diferentes combinações, sabores e texturas;
  • minimizar as distrações durante as refeições;
  • lembrar que os momentos de alimentação são períodos de aprendizado e amor.
  • Preferir oferecer frutas e não sucos

Curiosidades

1 pacote de bolacha recheada = comer 8 cacetinhos (na quantidade de calorias e carboidratos) 

2 litros de refrigerante = 210g de açucar (6 colheres de sopa) 

Pérola

Minha filha estava rezando:
– Papai do ceu, abençoe que o vírus vá embora logo pra gente ir na casa “duzoto“. Amém.
(Helena, dois anos) 

Live do instituto do câncer infantil

O Instituto do Câncer Infantil embarcou em mais um desafio para arrecadar fundos e seguir na luta contra o câncer infanto juvenil mesmo diante da pandemia. A primeira live do ICI será próximo domingo, 28 de junho às 18h, no canal do Youtube (www.ici.ong/youtube) ou através do Facebook (https://www.facebook.com/InstitutodoCancerInfantilOficial/). 

O cenário escolhido foi o espaço aberto da AMRIGS, respeitando todas as normas e orientações da Organização Mundial da Saúde. Entre as atrações confirmadas estão os cantores Serginho Moah, Showdi, Sarate, Rafa Chimarruts, Chernobyl, Mc Jean Paul e Neto Fagundes.

Já entre os comediantes, estão com presença confirmada Jair Kobe, Eric Clapton, Maikinho e Cris Pereira. O evento terá diversos momentos e diferentes atrações, como apresentações musicais dos artistas com a mixagem do DJ Capu e rodada de comédia apresentada pelo Guri de Uruguaiana.

Além disso, durante a live haverá o lançamento do tradicional Brechó do ICI, que terá pela primeira vez, sua versão online com apoio de influenciadores.  

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!