Na última coluna eu contei sobre o Teteu, meu filho de 2 anos, que recusou o almoço porque viu o George, porquinho do desenho animado da Peppa Pig, dizer “eca”, ao ver o prato de comida. Recebi várias mensagens de leitoras dizendo que isso também acontecia na casa delas.

Então, se a gente percebe que a vida está imitando a arte, nada melhor do que mostrar algo educativo ou  algo que seja menos prejudicial nesse processo tão complicado que é a educação das crianças.

Segundo o psicólogo Bruno Almeida, a personalidade é construída ao longo da vida, na infância é onde se molda as características mais peculiares do ser humano.

As influências neste período se constituem desde as primeiras relações da mãe com o bebê e no decorrer da infância com as outras figuras que lhe são apresentadas tais como: outras pessoas da família, da escola; o ambiente onde vive do qual não se excluem as tecnologias (TV, rádio, internet, smartphones e etc).

Por isso, os desenhos animados, muitas vezes apresentados às crianças pelos pais com intuito de entreter e também como auxilio para poderem realizar outras atividades, podem influenciar o desenvolvimento emocional da criança. Elas se identificam com algum personagem de seus desenhos favoritos e, através desta identificação, as crianças procuram agir de forma parecida com seu personagem favorito.

Daí a importância de observarmos quem e o que tem servido de modelo para nossas crianças seguirem.

Desenhos servem para quê?

Assim como os contos de fadas, os desenhos animados podem servir para dar a criança noção de moral, senso crítico, noção do que é certo e o que é errado, noção do bem e mal e também das atitudes consideradas inadequadas.

Fique atento

Os desenhos animados possuem classificação da faixa etária em que a criança pode assistir. É importante a supervisão de um adulto enquanto uma criança assiste à televisão ou navega na internet.

Atenção: crianças menores de 18 meses não devem ser expostas a nenhum tipo de tela, como alerta a Academia Americana de Pediatria.

Vamos ver?

E já que estamos ficando mais tempo em casa, que tal curtir um desenho ou  uma animação com os filhos. Confere uma lista de desenhos animados considerados educativos.
(até 6 anos de idade)
O Show da Luna, Charlie e Lola, Meu AmigãoZão, Caillou, Cocoricó, Que Monstro te Mordeu?, Flash, o Aventureiro, Simon, Peixonauta, Boris e Rufus, Dango Balango e Shaun, o Carneiro.
Para os mais grandinhos e, até mesmo para nós, adultos, eu sugiro dez animações que foram feitas baseadas em estudos de psicologia. Os desenhos  revelam mensagens importantes e relevantes, e os personagens se tornam mais profundo com maior capacidade de tocar as pessoas.
1. Procurando Dori
2. Divertidamente
3. Valente
4. Up: Altas Aventuras
5. Wall-E
6. Mogli: o Menino Lobo
7. Kung Fu Panda
8. Frozen: Uma Aventura Congelante
9. O Rei Leão1
10. Os Incríveis

Pérola

Jogando vídeo-game, Arthur perguntou:
– Mãe, quantas vidas nós temos na vida real?
– Só uma , filho.
– Então, se a gente morrer já era?

(Arthur, cinco anos)

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!