Essa semana eu estava fazendo compras no supermercado, bem distraída, vendo qual fralda estava em promoção e de repente, ouvi meu nome:
 – “Cris silva?”
– Oie, sim…sou eu!
– “Ahh que legal, parabéns pela tua última coluna no DG, eu gostei tanto que mandei para a minha esposa. E é bem assim, a gente precisa respeitar o tempo deles.”
Ganhei meu dia! O carinho que o Marcelo teve em abordar e me dar esse retorno não tem preço. E mais, como pai de quatro filhos ele sabe muito bem que tudo tem seu tempo e que é preciso a gente – que é adulto – controlar isso.

Na conversa eu antecipei pra ele o assunto de hoje, “cama compartilhada”.
Tema bem polêmico, eu mesma já ouvi de tudo, pais que não permitem que os filhos durmam na mesma cama, pais que dormem há anos com os filhos e pais que sedem o seu lugar na cama para o filho dormir.

O certo é que o “coleito” acontece por algum motivo, pode ser apenas uma opção dos pais, ou dificuldade da criança (medo de dormir sozinha, dificuldade no sono ou do casal), para evitar momentos de intimidade.

Bom, lá em casa o Teteu, meu filho de 1 ano e 11 meses adormece na nossa cama e depois colocamos ele no berço. Mas confesso que nos dias mais frios a gente se gruda nele e aquele com o melhor calor que existe, de pai e mãe.

Eu não me sinto no direito de opinar sobre esse tema porque acho que depende muito da realidade de cada família, dos filhos e de como anda o relacionamento entre os pais, maaaas sendo bem sincera acredito que em termos de perdas e ganhos, acho que para o casal pode não ser uma boa ideia fazer isso sempre.

Palavra do especialista:

Para a psicóloga clínica Hericka Zogbi, dormir na mesma cama representa muito mais do que pensamos. Embora alguns (poucos) estudos científicos defendam o dormir junto, a grande maioria indica que essa prática apresenta mais malefícios do que benefícios, especialmente a médio e longo prazo.

Algumas crianças maiores apresentaram problemas no comportamento do sono (tendências a acordar e levantar a noite e não ter um sono reparador).
Nos aspectos psicológicos e comportamentais, como problemas nos processos de apego e separação. A dica é: dormir junto em certas situações pode ser bom, necessário, como questões de temperatura, organização da casa, etc. Mas dormir junto apenas pela comodidade por parte dos adultos não é indicado já que pode implicar em alguns entraves futuros.

Adormecer na cama dos pais e depois ir para a sua, pode contemplar a necessidade de proximidade dos pais e garantir a noção de espaços: cada um tem o seu, adultos e crianças não ocupam os mesmos lugares.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Cris Silva (@realcris.silva) on

Pérola

Meu namorado e eu saímos para tomar sorvete com minha sobrinha. Ela escolheu o sabor chiclete e quando foi tomar, perguntou:
 “Pode engolir? ”

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!