Estamos na era da micropigmentação de sobrancelhas, um procedimento simples, de fácil acesso, que consiste na pigmentação e criação de fios para corrigir falhas ou redesenhar formatos com o efeito mais natural possível, respeitando a tonalidade da pele e a coloração dos fios de cada pessoa. A técnica já caiu nas graças de celebridades como a gaúcha Vitória Strada que, há dois anos, só confia na profissional Ariane Nunes, de Porto Alegre, para fazer o seu fio a fio.

O custa médio varia de R$ 350 a R$ 900, mas tem durabilidade de, aproximadamente, um ano, conforme os cuidados no dia a dia.

— Ela me procurou pelo Instagram. O primeiro procedimento foi feito em 2017. O segundo foi logo no início da sua última novela (Espelho da Vida), quando fizemos o retoque anual no meio de 2018 — conta a profissional.

Veja as técnicas em alta destacadas pela especialista e o que levar em conta antes de fazer.

Os procedimentos que estão em alta

Microblading
Consiste na implantação de pigmento na pele em forma de fios que se misturam aos naturais. Com o avanço da tecnologia, para um efeito mais realista, o ideal é atingir apenas a primeira camada da pele. Com isso, o resultado fica mais natural.

Shadow
É a evolução da técnica compacta/esfumada — muito usada antigamente — , que trazia um aspecto pesado, artificial e permanente. Hoje em dia, a técnica shadow (sombra em inglês) é bem isso, um aspecto de sombra leve. Costuma ser usada entre os fios para trazer mais volume. Apesar do efeito um pouco mais pesado, fica natural, pois o pigmento é introduzido também na primeira camada da pele com agulhas que pintam superficialmente.

— É importante ressaltar que naturalidade não combina com durabilidade. Todo ano, a cliente tem a possibilidade de renovar as sobrancelhas de acordo com as características do rosto que mudam no decorrer da vida — pondera Ariane.

Cuidados pós-procedimento

— Por uma semana, é necessário usar uma pomada com efeito cicatrizante duas vezes ao dia e evitar a exposição excessiva ao sol por 30 dias.

— Atenção: sal e cloro da piscina são inimigos das sobrancelhas no período de cicatrização!

— Após esse período, a hidratação e a proteção solar mantêm o desenho por mais tempo.

Para acertar 

—Evite fazer no verão para não prejudicar o resultado final.

— Escolha um profissional capacitado, procure referências e resultados que sejam do seu agrado.

Vantagens

— Praticidade na hora de se arrumar.

— Diga adeus para lápis, delineadores e pincéis com sombras para reparar as falhas na sobrancelhas.

DEIXA EU TE CONTAR

Eu faço a técnica microblading há pouco mais de um ano para dar forma às sobrancelhas, minimizar falhas pequenas e realçar o olhar. Apesar de ter fios claros, a coloração certa sempre foi um ponto importante na hora de escolher o profissional.

Também aderiu

A comunicadora Cris Silva, minha amiga e colega de 92 (92.1 FM) e colunista do DG, também faz, há cinco anos, o procedimento nas sobrancelhas. E não dispensa o retoque anual.

— Comecei para tapar uma cicatriz na sobrancelha direita e, depois, segui fazendo porque amei o tom natural — revela.

#LookDaMariAraujo

Uma das fortes tendências para a primavera/verão 2020 é a estampa tropical. Ela pode ser vista em saias, vestidos, blusas e calças, entre outras peças. Acredito muito no potencial da saia mídi — nem tão curta nem tão comprida. Tem a medida certa para deixar a produção mais sofisticada e elegante.

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!