SINAL DE ALERTA PARA A DEPRESSÃO

Toda semana, chegam sugestões pelas minhas redes sociais sobre temas para falar aqui na coluna.

Aproveitando que ainda estamos no Setembro Amarelo, mês que faz um alerta sobre a saúde mental, resolvi atender aos pedidos e falar a respeito de um tema que já trouxe aqui, mas que é sempre importante retomar: A depressão Infantil.

Conversei com um psicólogo para ver como nós, pais, irmãos, familiares, enfim, pessoas que são próximas às crianças, podemos ficar atentos e perceber os primeiros sinais da depressão.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cris Silva (@realcris.silva) em

PSICÓLOGO APONTA COMPORTAMENTOS

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a Depressão Infantil é parecida com a depressão em adultos,explica o Psicólogo Clínico Michel Andreola.

De modo geral, os pais ou responsáveis devem ficar atentos a alguns sintomas clínicos.

São eles: Agressividade, irritabilidade e agitação.

Que, geralmente. é confundida com o transtorno de hiperatividade.

Outro sintoma é o não querer dormir sozinho à noite. Também comportamentos como buscar com mais frequência o quarto dos pais, apresentar episódios de choros, agitação e insônia, Na escola, apresenta baixo rendimento.

Outro aspecto bem evidente e cotidiano nos consultórios de psicologia e psiquiatria são as manifestações do corpo – porque o corpo fala a todo o momento o que vivenciamos emocionalmente.

Por fim, Michel cita o autojulgamento elevado, querendo sempre se cobrar além do normal, nada nunca está bom e o sentimento de inferioridade, desmerecendo-se frente às outras pessoas.

Se vocês, pais ou responsáveis, estão, estão vivenciando estas situações, procurem um especialista que possa ajudar.

Peça ao médico pediatra uma orientação e possível encaminhamento, quando necessário, para um profissional da saúde mental.

PÉROLAS

O marido pediu que a esposa alcançasse um relaxante muscular para aliviar a dor. A filha, de seis anos, na hora soltou a pérola:

Mãe, músculos fazem cocô? Porque o pai vai tomar um relaxante muscular?

Marina estava dando banho no filho, o Pedro, quando ele perguntou porque a tia fala que a barriga dela é de tanquinho. A mãe responde que se fala assim quando a gente não tem muita barriga. Em seguida, Pedro tascou:

Ahhhhh, tá! Então tu tem um tancão, né, mãe?

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!