UM SONO TRANQUILO, DAS CRIANÇAS… E DOS PAIS!

Fiquei devendo para vocês a segunda parte do meu papo com profissionais que trabalham “salvando” papais da maratona diária de fazer os filhos dormirem tranquilos.

Já falamos sobre os mais novinhos e, hoje, as dicas são para os mais grandinhos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Cris Silva (@realcris.silva) em

Quanto tempo de sono? O que ajuda? O que atrapalha?

A Fátima Novello é consultora do sono e há anos orienta os pais com atitudes e hábitos que podem facilitar o processo.

“Por volta de dois anos a criança precisa de onze a catorze horas de sono dentro de um período de vinte quatro horas, essa é a recomendação, mas a gente sabe que cada criança tem uma necessidade diferente. É a partir dos 2 anos que elas começam a desenvolver os medos noturnos, os pesadelos e, por causa disso, resistem na hora de ir para cama, criam desculpas para dormir um pouco mais tarde; querem tomar água, dá fome, querem ir no banheiro…o segredo é se antecipar e resolver essas “desculpas” antes que ela peça. E atenção: é preciso ser firme e não deixar ceder porque senão esse comportamento tende a se repetir”, conta Fátima.

SONECAS QUE SALVAM

A Associação Brasileira de Pediatria recomenda que toda criança faça um sono diurno pelo menos até os cinco anos de idade, mas, como a criança está na fase escolar fica mais difícil.

Essas sonecas durante o dia são reguladoras e são capazes de garantir uma noite de sono tranquila.

DORMIR É TUDO

Quando a criança dorme ela restaura as capacidades físicas e cognitivas. É através do sono que as crianças armazenam o que aprenderam durante o dia.

Os benefícios do sono são inúmeros: reduz o estresse, deixa a criança num estado de alerta, previne a obesidade, aumenta o metabolismo e, em contra partida, um sono que não está sendo reparador pode complicar o desenvolvimento da criança.

Ela pode, por exemplo, ter dificuldade de absorver informações, conta Fátima.

MANTENHA A DISTÂNCIA

A gente sabe mas não custa reforçar, computador, tablet, telefone, televisão, enfim, todos esses eletrônicos dificultam muito a chegada do sono.

Estudos mostram que a luz azul da tela da TV inibe a produção de melatonina, hormônio que faz a gente sentir sono.

O ideal é encerrar o uso desses equipamentos uma hora antes de dormir.

TRUQUES MÁGICOS

Entre os três e cinco anos de idade é normal ter medos e pesadelos. A primeira coisa é detectar o que está causando isso e, em segundo lugar, mostrar para a criança que você entende o que ela está sentindo e que vai ajudar ela a se livrar desse medo.

É preciso entrar no jogo, usar o lado lúdico para lidar com essas situações de monstros, bruxas e outros medos.

Por exemplo, um frasco de desodorante pode virar o “spray antimonstro”… você entra no quarto com essa “arma” e pulveriza os cantos dizendo que agora nenhum monstro vai chegar.

Ou ainda pegar um urso ou cachorro de pelúcia e colocar na porta do quarto dizendo que o bichinho vai cuidar e nenhum monstro vai conseguir entrar.

O importante é usar a parte lúdica para lidar com esse medo, se conectar com essa criança e facilitar a segurança dela. Criança segura dorme melhor, conta Fátima.

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!