MEU FILHO NÃO DORME DIREITO!

Que horas teu filho vai para a cama? Quantas horas de sono ele dorme? Ele acorda no meio da noite? Ele mama de madrugada? Essas são apenas algumas perguntas que me fazem e confesso que também já fiz à outras mães.

Tenho amigas que começam a entrar em pânico quando o sol se põe, porque é sinal que vai começar a maratona para fazer o filho dormir.

Horas embalando no colo, choro, mais choro até que a criança cansa e dorme. Não importa se o filho tem poucos meses ou mais de um ano, acredito que a qualidade do sono é garantida por vários fatores.

Claro, quando o bebê tem poucos dias de vida tudo é novo até dormir, e alguns detalhes são fundamentais para facilitar o adormecer.

Eu conversei com a Gisele Palmas Pacheco que é Educadora Integrativa do Sono Infantil, ela orienta, dá dicas e acalma os pais desesperados por conta do sono dos filhos.

A Gisele conversou comigo e estou trazendo aqui para vocês dicas valiosas que certamente vão ajudar nesse processo.

“Para garantir uma noite de sono tranquila nos bebês, a gente precisa considerar todo o dia da criança, é preciso planejar o dia para que seja equilibrado e o “dormir bem” acaba sendo uma consequência. É importante ter um local de sono adequado, nem muito quente, nem muito frio e sem muita luz, é importante acalmar o ambiente, deixar a casa mais silenciosa dentro do possível, porque cada família tem suas particularidades”.

E aí vai um recado para os pais que acham que é necessário deixar o bebê acordado o dia todo acreditando que ele ficará cansado e dormirá rapidinho: não é assim que funciona!

São justamente as sonecas durante o dia que vão garantir uma boa noite de sono.

“É importante se dar conta que os pais não ensinam a criança a dormir, eles apenas facilitam o processo para que ela veja o sono como algo muito bom, algo maravilhoso. Muitas famílias querem fazer o bebe dormir, é importante dizer que ninguém faz alguém dormir, para dormir precisa ter um processo: ter sono suficiente, estar no momento adequado para isso. O corpo do bebe se faz dormir, é algo que se faz por si só, o que podemos fazer como pai é facilitar o ambiente, estar seguro, relaxado e conectado aos pais para chegar ao ponto de adormecer tranquilo, dormir não está sob nosso controle”.

Lá em casa, quando o Matheus tinha meses de vida eu tive uma fase bem complicada que ele demorava demaaaais para dormir.

O que salvou a minha vida foi a rotina. Comecei a deixar o dia mais regrado, todo o dia o mesmo processo e na mesma hora.

Era mais ou menos assim, no fim do dia já escurecia a casa, dava a janta no mesmo horário, depois o banho, também na mesma hora e cama.

Tinha vezes que ela já saía da banheira com olho fechado, caindo de sono… era a glória!

Hoje falei mais sobre o sono dos bebês, mas na próxima coluna vou trazer dicas e orientações sobre o sono dos mais grandinhos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Cris Silva (@realcris.silva) on

Até lá!!!

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!