Tatá Werneck, a mamãe humorista do ano, revelou estar de repouso por conta da recente descoberta de hiperêmese gravídica, uma síndrome que, nas palavras de Tatá, “da muito enjoo e você tem vontade de vomitar todos os seus órgãos no tapete da sala”.

Foi através do instagram que a apresentadora resolveu contar para os fãs sobre a doença:

Não vi ao vivo pq voltei pro meu repouso e pq to com hiperêmese gravídica : um negócio que da mto enjoo e vc tem vontade de vomitar todos os seus órgãos no tapete da sala. Então passo o dia basicamente olhando pro teto (já é um aprendizado pra quem nunca conseguiu ficar parada ) Mas de repente comecei a receber varias mensagens e me emocionei por receber o reconhecimento do Silvio Santos . Muito obrigada ! Me emocionei muito. E obrigada pelas mensagens carinhosas que tenho recebido ❤️ Me sinto feliz por tanto carinho. E me sinto na obrigação de fazer cada vez mais para merecer o apoio e afeto de vcs ❤️.

Hiperêmese gravídica | Entenda

São enjoos e vômitos recorrentes causados no início de uma gestação. Muitas vezes confundido por náuseas comuns que a gravidez traz, a hiperêmese gravídica se difere disso quando apresenta perda de peso, distúrbios metabólicos, desidratação e carência nutricional, as vezes até mesmo necessitando de repouso, que é o caso da nossa talentosa Tatá Werneck ou, se for mais grave, necessita de internação, como foi o caso de Kate Middleton que também já sofreu as consequências de hiperêmese gravídica.

Em entrevista ao IG, a especialista em ginecologia e obstetrícia, Maria Elisa Noriler, explicou que uma das possíveis causas da doença é a elevação do BHCG, além de poder estar relacionado com a presença de um corpo estranho, pois o feto agiria como um antígeno no corpo da mulher.

Além do repouso, uma alimentação mais leve com alimentos gelados podem contribuir e muito para a melhoria dessa doença.

 “Líquidos como água de coco e isotônicos também são indicados, pois são ricos em eletrólitos que ajudam a controlar a desidratação” explica a especialista. Medicamentos antieméticos também são recomendados desde o primeiro sinal de hiperêmese gravídica, para aliviar os sintomas; em alguns casos também são aconselhados a acupuntura, yoga e psicoterapia para melhorar o quadro da doença.

“No primeiro trimestre, a partir de cinco a seis semanas de gestação o quadro começa e, na maioria dos casos, dura em torno da 14ª a 16ª semanas. Em algumas exceções, as mulheres podem sofrer da doença a gestação toda” , contou a profissional.

Esperamos que a talentosa Tatá Werneck não seja uma dessas exceções!!!!

Clique aqui para curtir a nossa página no facebook!