No dia 8 de Março é comemorado mundialmente o Dia da Mulher. Mães, esposas, filhas, irmãs, amigas são presenteadas e homenageadas por muitos, entretanto, você sabe porque essa data começou a ser comemorada? Como essa história começou? Confira a origem por trás do Dia da Mulher e o porque ele é tão importante.

A história mais conhecida popularmente por originar o dia da mulher, é o caso do incêndio industrial em uma fábrica de tecidos nos EUA, onde 129 mulheres teriam falecido, contudo, essa não é a origem da data. Sim, o incêndio realmente ocorreu, porém foi no dia 25 de março de 1911.

 

(Reprodução: Pinterest)

A origem verdadeira do dia 8  de Março é recorrente à “Segunda Conferência Internacional das Mulheres” em Copenhague, no ano de 1910, onde a jornalista e professora Clara Zetkin – mais conhecida como vanguardista na luta pelos direitos femininos- teria dado a proposta de um Dia internacional da Mulher, onde seriam colocados em destaque as lutas femininas, sua voz e direitos que buscavam na época, como por exemplo o direito a voto.

Clara Zetkin (Reprodução: Pinterest)

Atualmente o dia da mulher tornou-se uma data popularizada, entretanto é muito importante que ele seja valorizado levando a sua história em questão.

Nós conquistamos diversos direitos (graças à muitas mulheres que lutaram e sofreram para isso) e devemos comemorá-los, mas ainda temos um longo caminho para trilhar. Devemos praticar a sororidade para ficarmos cada vez mais unidas e saber que somos importantes como mulheres.

(Reprodução: Pinterest)

A cada cinco minutos uma mulher é agredida no Brasil, os níveis de feminicídio são assustadores e o assédio é um problema que nós enfrentamos em todos os lugares. E essa é a importância do Dia da Mulher, um dia que nós lutamos contra estas injustiças e reivindicamos nossos direitos. Tudo o que queremos é respeito.

Feliz Dia da Mulher. Você é forte, você é incrível!

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!