A minha vida tá sem cor.” Esta frase foi dita por uma menina de apenas cinco anos para a professora pouco antes de sair de férias. Durante uma atividade de pintura, a professora notou que ela estava utilizando apenas o cinza e o preto e questionou porque ela não coloria o desenho. A resposta foi essa: minha vida tá sem cor. Fiquei sabendo dessa história porque sou amiga da professora e entre vários temas que posso falar nessa coluna achei que deveria dividir mais esse com vocês.

Foto: Caleb Woods/Unsplash

Pensem, por um minuto, o que poderia deixar a vida de alguém sem cor, e se fosse uma criança? Eu também pensei e na conversa com a amiga professora matei a charada: Separação dos pais!

É um assunto delicado, complicado dependendo do caso, e merece muita atenção. Separar é do jogo, ninguém casa pensando em separar e nem imagina que um dia todo aquele sentimento possa se transformar em algo menor e menos importante, mas acontece. E o melhor é que cada um siga a sua vida da melhor forma possível sem esquecer de sentimentos básicos como respeito, compreensão e carinho. Mas nem sempre é assim. Muitos casamentos terminam aos trancos e barrancos ou barracos. E os filhos no meio de um tremendo cabo de guerra que acaba arrebentando no lado mais fraco: o das crianças.

Reprodução: Pinterest

Os pais dessa menina que não via sentido em colorir o desenho tinham acabado de se separar. A diretora e a professora foram avisadas e, embora a mãe e o pai dissessem que estava tudo sob controle e que a menina tinha aceitado numa boa, resolveram observar. Na primeira oportunidade, ela falou, ou seja, não estava tudo numa boa.

Lá em casa o tema vem seguidamente porque meu marido já teve outro casamento que gerou dois filhos lindos. Se divorciaram e encontraram a melhor maneira de comunicar os filhos que na época tinham 2 e 7 anos. O processo de separação não é fácil e dói. Causa tristeza em todos mas precisa ser encarado com verdade. Nada de camuflar, esconder, inventar historinhas ou fingir que está tudo bem… as crianças são espertas demais e captam sentimentos como ninguém.

A dica da psicóloga Patrícia Santos, terapeuta de  casal e família, é sempre falar sem deixar nada subentendido:
O maior erro dos pais é achar que as crianças ou adolescentes são muito pequenos e não tem capacidade para entender as coisas. Não falar significa que nada está acontecendo só que as crianças percebem, conta Patrícia.

A Fantasia é Pior que a Realidade:

 As crianças acham que são as culpadas e acabam pensando: o papai ou mamãe foi embora porque não gosta de mim” conclui a psicóloga.

Enfim, para quem está passando por isso, desejo muita tranquilidade e sabedoria para acalmar e explicar aos pequenos corações.Se tiveram alguma dúvida sobre o tema e quiserem fazer perguntas para a psicóloga pode mandar para o meu e-mail que trago as respostas na próxima coluna!

Até lá! ?

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!