Depois que o homem e a mulher viram pai e mãe muita coisa muda. O filho muda à vida de um casal e é preciso estar atento para não deixar ir por água a baixo à relação a dois. Noites mal dormidas, queda de hormônios, choro incessante do bebê são apenas alguns elementos que podem por em risco a inteligência emocional dos pais. Mas calma, respira que tem jeito.

Outro dia, li uma reportagem de uma pesquisa feita nos Estados Unidos, pelo Relationship Research Institute, onde dois terços dos casais relataram queda na qualidade da relação depois de três anos do nascimento do bebê. E, depois de cinco anos, 25% dos casamentos terminaram em divórcio. Pensei na hora que não quero fazer parte dessa estatística.

Afinal, o que fazer para não se desconectar com uma pessoa tão importante ao ponto de te dar o maior presente da vida?! E acho que sabemos a resposta. É preciso não se perder em meio a tantos desafios. A chegada de um filho é inexplicável no quesito emoção e, ao mesmo tempo, é um mundo cheio de dúvidas, erros e acertos.

A psicóloga na reportagem dizia que é preciso “muito diálogo do casal para superar as transformações que um filho impõe na vida a dois. Entretanto, criar uma criança é um projeto em comum que pode fortalecer o casal, desde que ambos contribuam para que isso dê certo”.

Concordo plenamente e lá em casa é assim.  Eu percebo que minha relação com o Paulo, meu marido, vem se fortalecendo ainda mais quando passamos por dificuldades juntos.

Outra tática é manter as individualidades, ele com os momentos dele e eu com os meus. Somos dois, mas somos um. E nada como o clássico “Vale night”, aquele tempinho só nosso pra jantar, ir ao cinema, curtir uma festa…não é só um tempo pra nós, é um tempo por nós.

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!